O que fazer com os Entulhos de Obras?

Por Nelson Siqueira Neto, Engenheiro Ambiental, Mestre em Energias Renovaveis e Sustentabilidade e Diretor Técnico da RNV Resíduos.

Os “entulhos” de obras, tecnicamente chamados de Resíduos de Construção e Demolição-RCD, estão entre todos os tipos de resíduos gerados em grandes municípios como os mais  representativos e volumosos (cerca de 50% do total).  

Esses são responsáveis por diversos danos ambientais e à saúde da população. Infelizmente é comum vermos esses resíduos espalhados em diversos lotes baldios, áreas públicas, margens de corpos hídricos e até tampando erosões, causando impactos ambientais inestimáveis. Geralmente áreas com grande focos de dengue e outras epidemias urbanas estão localizadas próximas à espaços de disposição irregular de entulhos. Sem contar que quando se cria uma área para disposição de entulhos, outros resíduos são dispostos no mesmo local. 

A reciclagem dos RCDs é uma alternativa viável economicamente, ambientalmente e tecnicamente. Porém a falta de vontade e atuação política vem impedindo a expansão desse setor. A reciclagem do RCD devolve ao mercado produtos (Agregados Reciclados) que são utilizados novamente para fins diversos, como base e Sub-base de pavimentação e concretos não-estruturais. Fins NOBRES para um rejeito sem serventia para os processos de construção.  

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Twitter Basic Square

Avenida W7, S/N, Qd. 122 e 123, Lt 1/14

Setor Vale do Sol - Aparecida de Goiânia - Goiás

(62) 99261-6633
(62)  4053-8405
 
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle

RNV RESÍDUOS © 2020 - Todos os direitos reservados.